ARTIGO: Arquitetura de qualidade começa do projeto executivo, por Arq. Vicente Brandão

O Tribunal de Contas do Estado – TCE suspendeu no dia 08 de maio a contratação do pregão eletrônico para elaboração de projetos executivos para o Centro de Convenções e Eventos de Porto Alegre.

Deixando de lado a questão de responsabilidades, utilizo este espaço para explicar de maneira simples a importância desta etapa dentro de um projeto arquitetônico.

O projeto arquitetônico é, na verdade um processo que impõe uma sequência de etapas com início no estudo preliminar e conclusão no projeto executivo de arquitetura. É um aprimoramento contínuo de idéias.

Enquanto, no senso comum, se tem um projeto pronto sem a etapa executiva com a abstração de alguns aspectos, no plano concreto isto não ocorre, pois a realidade material envolve todos os pormenores formais e construtivos, por mais insignificantes que possam parecer.

O projeto executivo e o detalhamento são também instrumentos de concepção. É um processo que avança na forma de “loopings” contínuos que, entre idas e vindas, modifica o artefato e torna-se a obra de arquitetura definitiva.

A idéia de leiloar o projeto executivo pelo menor preço afeta as últimas etapas do projeto arquitetônico completo, que não são menos importantes, e é onde as soluções são desenvolvidas, detalhadas e apresentadas.

Neste processo o arquiteto ou  escritório de arquitetura ordena materiais reais, não somente linhas abstratas. São definições que vão determinar o caráter e a funcionalidade da edificação por toda sua vida útil.

Em uma metáfora ilustrativa, podemos tomar o exemplo de uma produção cinematográfica: sem o diretor de fotografia ou o roteirista, é possível rodar um filme tranquilamente. Entretanto, sem estes profissionais, dificilmente a obra se tornará um ícone e participará ativamente da cultura de uma época ou geração.

O mesmo ocorre com o arquiteto: é a importância atribuída ao projeto arquitetônico que vai impactar diretamente nossas decisões sobre prédios, pontes, perimetrais, ruas e espaços públicos e resultar em um futuro melhor para a sociedade ou nos condenar à mediocridade.

Vicente Brandão
Vice-Presidente Asbea-RS
Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura

Mais notícias