Congresso METACIDADES 2018

A segunda edição do Congresso AsBEA-RS METACIDADES retomou a discussão multidisciplinar sobre o fazer arquitetônico. No palco, arquitetos, urbanistas, jornalistas e advogados compartilharam conhecimento e metodologias para fomentar com criatividade e qualificação os projetos arquitetônicos e urbanísticos gaúchos. 

 

 

 

Raul Juste Lores – Folha de S. Paulo

É jornalista, pesquisador de arquitetura e urbanismo e repórter especial da Folha de S. Paulo. No jornal, foi editor do caderno “Mercado” e correspondente em Washington, Nova York, Pequim e Buenos Aires. Recebeu o prêmio Difusão da APCA por seu trabalho sobre arquitetura. 

No Congresso Metacidades, Raul aprofunda a discussão sobre seu livro São Paulo nas alturas, que reconstitui um dos mais importantes períodos da história arquitetônica paulista. Na década de 50, talentosos arquitetos como Niemeyer, Libeskind e Heep se aliaram a audazes empreendedores e fomentaram um período único de desenvolvimento e qualidade. Observar os paralelos traz generosos insights para planejarmos a arquitetura e a incorporação contemporâneas. 

A palestra marca também o lançamento do livro no RS. Depois de sua palestra, Raul recebe os convidados para uma sessão de autógrafos. O livro será comercializado aos interessados durante o evento.

 

Rolando Goldstein – Former Viñoly Architects – Nova York/EUA

Arquiteto argentino, Rolando foi Constructor Manager da Cidade de Buenos Aires antes de transferir-se para os Estados Unidos e iniciar o trabalho junto a Rafael Viñoly Architects. Nos quinze anos em trabalhou ao lado de Viñoly, Rolando atuou como Designer, Project Director, Project Manager e Construtor Manager, participando de icônicas obras em Buenos Aires, Punta del Este, San Antonio, Los Angeles, Pennsylvania, Pittsburgh, Tampa e Nova York.

A atuação multidisciplinar conferiu ao arquiteto uma visão completa de processo e desenvolvimento. Hoje Rolando lidera o próprio estúdio e, no Congresso Metacidades, vai compartilhar sua visão arquitetônica, econômica e cultural sobre como idealizar novos negócios, da arquitetura à incorporação, pautado sobretudo no portfólio de obras bem sucedidas ao redor do mundo. (OBS: a palestra será proferida em espanhol e não contará com tradução simultânea, mas moderadores bilingües acompanharão o conteúdo e farão interferências pontuais em caso de dúvidas ou esclarecimentos).

 

Bruno Pereira – Radar PPP

Bruno é Mestre em Direito Constitucional e sócio-fundador da Radar PPP, uma consultoria que auxilia empresas a desenvolver capacidades para interpretar o mercado nacional de infraestrutura, munindo de informações que geram benefícios para setor privado, público e sociedade. Hoje, mais de 1300 projetos de parcerias público-privadas (PPP) estão mapeados em todo o país.

No Metacidades, ele compartilha a expertise de anos na formatação de parcerias público-privadas e comenta o atual cenário do setor economia brasileira. 

 

Carlos Felip Gonzales – Las Condes / Chile

Carlos é especialista em segurança de instalações e em experiência do cliente através de remodelação e/ou edição e projetos. Tem MBA em Gestão Imobiliária e direção estratégica de projetos. Está, há 15 anos, à frente da Clínica Las Condes, na gestão de operações e infra-estrutura com foco em continuidade operacional. No Metacidades, o arquiteto chileno aprofunda o viés de domínio, especificação e desempenho de diferentes soluções para pisos e revestimentos em uma apresentação exclusiva da Forbo.

 

Mais notícias