ATIVIDADES ASBEA-RS 1/2019

A AsBEA-RS teve um semestre de intensas atividades. Fique por dentro das principais ações que ocorreram e as que ainda serão desenvolvidas ao longo do ano.

 

ASBEA NACIONAL

A AsBEA Nacional é composta por 9 regionais: RS, SC, PR, SP, MG, RJ, GO, CE, AM. Os presidentes de cada uma delas têm reuniões presenciais a cada trimestre para abordar, entre outros, os seguintes assuntos:

  •  convenção nacional, 19 a 21/09, no Rio de Janeiro. O tema será “Explorando o futuro dos espaços”;
  • tabela de honorários
  • planos de cooperação, com a AIA por exemplo;
  • compra coletiva de softwares;
  • prática da RT e conduta ética;
  • posicionamento em relação a concursos públicos sem remuneração;
  • prêmio AsBEA Nacional e prêmios regionais.
 

CEAU – CAU-RS

O CEAU é o Colegiado das entidades de arquitetura do RS, composto por AsBEA, IAB, Saergs e AAI. Os encontros ocorrem nas sextas à tarde, quinzenalmente, e cada entidade apresenta os projetos em curso e aprofundam temas em comum, como código de ética, fiscalização e aprovação de projetos.

CMDUA

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental, sob responsabilidade da SMAMS, realiza suas reuniões às terças-feiras na Av. Borges de Medeiros, 224, 6° andar, às 16h. O assunto traz pautas e expedientes do poder público.

Os arquitetos Sergio Saffer (Sanguinetti e Saffer), Fernando Brentano (Moraes Brentano) e Jorge Jesus (Haas e Jesus) representam a AsBEA-RS no encontro.

PLANO DIRETOR

Com a proximidade da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, a AsBEA-RS criou um grupo de trabalho para discutir temas relativos a nossa cidade, o GT Urbanismo. As reuniões ocorrem na Faculdade de Arquitetura da PUCRS, com a presença de alguns membros do corpo docente da instituição, representantes da área publica e membros da associação.

O objetivo é termos um posicionamento, como entidade, em relação à revisão do PDDUA. A partir dos diversos encontros formataremos um documento com 10 tópicos principais, como gestão do planejamento urbano, mobilidade urbana, segurança, dentre outros, que acreditamos ser relevantes para uma cidade melhor. Com o documento, pretendemos dar voz às nossas posições perante diversos setores da sociedade civil, bem como proporcionar uma interlocução objetiva e assertiva com o poder público.

GT NORMAS

O GT Normas realiza reuniões quinzenais na sede da OSPA, em Porto Alegre.
Os assuntos tratados são relacionados a normativas – regionais e nacionais – em geral, além da organização de eventos específicos produzidos pela AsBEA-RS.
O GT Normas é composto pelos arquitetos Angélica Crusius (Ideia 1), Ellen Renata Bernardi (OSPA), Geraldo Faria (Zaffari Faria), Naiara Forneck (Hype Studio) e Susana Moraes (Moraes Brentano).

O AsBEA Talk retorna sob curadoria do GT Normas, em encontros mensais com um café da manhã que reúne autoridades, profissionais de renome do cenário local e arquitetos para networking e aprofundamento de conteúdo técnico.

Em junho a primeira edição deste novo formato ocorreu em 11/06 com temática DESEMPENHO TÉRMICO.

GT SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO

O GT Sustentabilidade e Inovação promove reuniões semanais, tratando de assuntos relacionados aos eventos técnicos produzidos pela AsBEA e o tema de Sustentabilidade.

O GT é composto pelos arquitetos Audrey Bello Ramos (Ydesign Studio), Antônio Torrenteguy (AZ Arquitetura), Ziâni Torrenteguy (AZ Arquitetura), Fernando Maia (Cerdá Arquitetura), Franciele Dall’Agnol (Smart),Giana Speroto (LIneastudio) e Tamara Santos (Ideia 1).

Em 09/05 foi realizado o evento Arquitetura Sustentável: Tendências, Inovações, Tecnologias e Energias Renováveis, na PUCRS, com mais de 130 participantes.

GT BIM

O GT BIM tem duas linhas de atuação: produzir a Segunda BIM e traçar uma linha de temas concatenados que interessem a nossa comunidade e, ainda, ampliar a atuação do através de reuniões presenciais abertas aos associados e com transmissão online.

O GT é composto dos arquitetos Fernando Brentano (Moraes Brentano Arquitetura), Rodolfo Fork (Cerdá Arquitetura), Amanda Benetti (Ideia 1), Christine Beck (Ideia 1), Rodrigo Milani (OSPA), Rodrigo Souza (Souza Campelo) e Bruno Marsiglia (Hype).

CCCE

A Comissão Consultiva do Código de Edificações – CCCE promove encontros semanais, às terças, na sede do Escritório de Licenciamento da PMPA. O objetivo é dirimir dúvidas, analisar solicitações especiais em relação às determinações do Código de Edificações, LC 284/92. O arquiteto Raul Milani (Milani Arquitetura) representa a AsBEA-RS.

A comissão estabelece a interpretação uniforme e esclarece dúvidas quanto à aplicação do Código de Edificações, bem como coordena a atividade de aprimoramento de Código promovendo propostas e estudos relativos.

Por pouco mais de dois anos foi estudada pela segunda vez a reformulação do código, simplificando drasticamente suas determinações e colocando como responsabilidade básica de projeto o atendimento à Norma de Desempenho, NBR 15.575, sob a responsabilidade do profissional. Esta reformulação esta pendente de encaminhamento pelo Executivo Municipal para aprovação.

Os assuntos que mais fizeram pauta nas últimas reuniões são os seguintes: alturas de muros, diâmetros e áreas de poços de ventilação, substituição de rampas para PNE por equipamento mecânico, altura de pé direto em prédios de preservação.

SOFTWARE

O arquiteto Tagir Fattori (TFA Arquitetura) lidera a frente de negociação com fornecedores dos softwares Vray e Lumion. Uma pesquisa entre sócios vai sondar a intenção de compra dos softwares para determinado uso específico, ou seja, Vray para qual software (Revit, Sketchup, Rhino, etc). Com isso, saberemos o número aproximado de aquisições e, depois, os trâmites de compra. Hoje o Vray para Sketchup tem custo de R$ 2.900,00.
Até o momento, foram adquiridas 55 licenças do Sketchup.

COMPAHC

O Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural – COMPAHC realiza reuniões às segundas-feiras e, em 2019, já relatamos em torno de 10 processos. Os arquitetos Geraldo Faria (Zaffari Faria Arquitetura) e Rodolfo Fork (Cerdá Arquitetura) representam a associação nos encontros.

ASSISTA O ASBEA TALK COM PARTICIPAÇÃO DO COMPAHC:

Lembre-se de assinar nossa newsletter, AQUI no site da AsBEA-RS, para receber em primeira mão informações sobre todos os eventos.

Mais notícias